sábado, 1 de outubro de 2011

Outubro Rosa


Iniciamos outubro e não podemos deixar de divulgar e aderir à mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. Durante este mês, ocorre no mundo inteiro o movimento que engloba ações diversas para alertar e conscientizar a população.

A cor símbolo do movimento é o rosa. Por isso, no mês de outubro inúmeras cidades e países iluminam fachadas de empresas, casas e monumentos com a cor. Além de camisetas e acessórios que remetem ao importante propósito.

E como participamos? Nos cuidando e cuidando de quem amamos. Converse, se informe sobre a doença, formas de prevenção e não se esqueça de agendar seu médico.

A Prevenção é SEMPRE é o melhor remédio!!!

Abaixo orientações retiradas do site do INCA (Instituto Nacional de Câncer)

Como é possível descobrir a doença cedo?
Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas, para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura câncer de mama.

Quem deve fazer exames periodicamente?
Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.

E as mulheres com história familiar de câncer de mama?
Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.

O que é mamografia?
É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal podem prevenir o câncer de mama. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse com seu médico sobre riscos dessa prática.

Mais informações no sita do INCA: http://www.inca.gov.br

5 Belas Comentaram.

Feminina e Vaidosa disse...

Nem me fala, dá um medinho...
Mas me cuido, todo ano vou ao médico e faço muuuitos exames mesmo.
Beijinhos

Carolina Brito disse...

Isso aí nos temos sempre q observar, ir ao medico e fazer exames! hoje em dia eh tao facil de se detectar, nao podemos dar bobeira ;)

Querida passa la no blog dps q tem coisa nova, adorei vc estar me seguindo :D

beijos!
http://muito-luxo.blogspot.com/

Apaixonada por Livros disse...

Muito importante essa conscientização e aproveitando seu post, no meu blog participo na campanha "Mamografia Digital Gratuita". Para participar é muito fácil, basta clicar no banner que se encontra no topo da página. Caso queira trazê-lo é só me avisar que repasso o link.

http://www.apaixonadaporlivros.com

Bjs.

Gabi Soares disse...

Adooorei o post. Parabéns pela iniciativa!
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Suzana disse...

ótimo post!É sempre bom lembrar !!

http://help-adolecentro.blogspot.com/

Postar um comentário